Notícia Geral

15/08/2016 17:22

Audiência pública no Congresso Nacional discute qualidade de nossas armas

Defeitos apresentados em armas são discutidos em audiência pública

Representantes da Assessoria Parlamentar da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanharam a audiência pública que debateu os defeitos apresentados nas armas fornecidas aos órgãos de segurança pública da União, dos Estados e do Distrito Federal. Também participaram representantes da Fenaprf e policiais rodoviários federais, além de policiais vitimados por armas Taurus, representantes da empresa Taurus e IMBEL e o General Chefe do Centro de Avaliações do Exército Brasileiro.

O debate ocorreu na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados, quando iniciaram-se as tratativas para a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o tema.

Apesar de o foco não ser a empresa Taurus, todas as denúncias e críticas foram direcionadas às falhas nos armamentos produzidos pela Taurus. O vice-presidente da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) e agora também vice-presidente da Forjas Taurus afirmou que a nova gestão da empresa se compromete a garantir a qualidade e excelência em seus produtos.

Análise – Três peritos também foram ouvidos na audiência, quando fizeram uma análise de alguns laudos periciais realizados em armas que supostamente falharam e realizaram disparos acidentais. Porém, por conta de uma ausência na legislação brasileira, os testes não puderam ser realizados fielmente às condições reais, adotando um modelo internacional onde são realizados em chão emborrachado. Com este tipo de piso, no entanto, não foram encontradas falhas nos armamentos.

Ao final da audiência, o presidente da CSPCCO, deputado Alexandre Baldy (PTN-GO), acatou uma solicitação pelos membros de criar uma Subcomissão dentro da CSPCCO, de modo a criar um projeto que possa sanar o problema de aquisição e qualidade de armas, inclusive com a quebra de monopólio da indústria de armamentos no Brasil. O deputado Major Olimpio pretende reunir assinaturas para criar a CPI da Taurus.

Fonte: PRF


SINPRF-MT

Rua Major Gama, 921
Centro Sul, 78020-170
Cuiabá, Brazil

(65) 3025-4560

financeiro@sinprfmt.com.br

hoteldetransito@sinprfmt.com.br

juridico@sinprfmt.com.br

presidencia@sinprfmt.com.br

social@sinprfmt.com.br

Buscar no Site

Titulo fixo
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo